Perguntas Frequentes

O FazendaCheia é uma pirâmide financeira?


Não. O FazendaCheia não se caracteriza como pirâmide financeira, pois não demanda aportes sucessivos de novos investidores para o sucesso do negócio. Cada projeto é único, possui data para terminar, plano de custo e número de quotas limitadas.




Qual é o valor mínimo para investir com o FazendaCheia?


O valor mínimo para investimento é de R$ 2.500,00.




Preciso fazer vários aportes financeiros ao longo do projeto?


É previsto para o projeto apenas um aporte, contudo, há cenários excepcionais que podem levar a necessidade de novos aportes conforme contrato.




Como o negócio é formalizado?


O negócio é formalizado a partir da constituição de uma Sociedade em Conta Participação (SCP) no qual o investidor se torna sócio participante do projeto. Nesta modalidade, as responsabilidades do investidor (Sócio Participante) se limitam ao capital investido. Todas as demais atribuições são de responsabilidade do FazendaCheia (Sócio Ostensivo).




Como eu (investidor) ganho dinheiro?


Você ganha com a venda do boi gordo no encerramento do projeto.
Imagine que você compra um filhote/bezerro por R$ 1.000,00 e 2 anos depois, ele ganha peso e desenvolve. Neste ponto, a depender da estratégia do projeto e da cotação da arroba (@) do boi, o rebanho é vendido para outro produtor rural ou frigorífico.




Como o rebanho é tratado? Existe alguma metodologia?


O bem-estar animal é uma prioridade para o FazendaCheia. O rebanho é tratado diariamente no cocho durante a primeira hora da manhã para que se acostume a presença humana e depois liberado em pasto aberto para que se alimente a sua maneira.




Quais são as taxas para investir com o FazendaCheia?


Para investir com o FazendaCheia, são consideradas duas taxas:

  • Taxa de administração: equivalente a 1% do capital investido;

  • Taxa de performance: Mediante lucratividade superior a 8,5% a.a., haverá cobrança da taxa de performance na aliquota de 10% sobre o lucro excedente.




Como o FazendaCheia ganha dinheiro?


O FazendaCheia ganha dinheiro de duas formas:

  • a partir da taxa de administração de 1% sob o capital investido por projeto.
  • a partir da taxa de performance caso a rentabilidade seja superior a 8,5% a.a.




Por que eu escolheria investir com o FazendaCheia?


Opção atrativa de diversificação: porque o FazendaCheia vem ao mercado como uma oportunidade de diversificação para a sua carteira de investimentos. Afinal, gado é uma comodity muito valorizada em mercados emergentes e nós somos a única plataforma que oferta esta possibilidade online. E como diria Warren Buffet, não coloque todos os ovos em um único cesto;

Propósito: porque você contribui diretamente para o empoderamento do produtor rural, enche fazendas pelo Brasil e acompanha este desenvolvimento econômico a partir da nossa tecnologia.




Como o FazendaCheia lida com eventos que acarretem em perda animal?


Embora sejam eventos raros e dependentes da localização da propriedade rural, nós traremos total transparência em nosso contrato sobre como vamos lidar com cada um dos possíveis incidentes, desde morte por situações evitáveis, ataque de predadores, doenças, furtos e até incidentes com raio.

  • Perda por situações evitáveis: responsabilidade do Produtor Rural;

  • Perda por ataque de predadores: rateio proporcional entre os investidores do projeto;

  • Epidemias, furtos e incidentes com raio: para projetos não assegurados, rateio proporcional entre investidores do projeto.




É seguro investir com o FazendaCheia?


Sim, pois criamos vários mecanismos para garantir transparência e segurança na execução do projeto. Confira alguns exemplos a seguir:

  • Todos os recursos captados para o projeto ficarão em uma conta separada e serão administrados pelo FazendaCheia;
  • Todas as transações financeiras de compra e venda são realizadas pelo FazendaCheia e ficarão a disposição do investidor no portal da transparência;
  • O Produtor Rural é obrigatoriamente um dos investidores do projeto;
  • O rebanho está em nome do FazendaCheia;
  • Utilização de tecnologia para monitoramento diário do gado;
  • Os auditores do FazendaCheia participam presencialmente do processo de pesagem do rebanho para garantir o cumprimento da metodologia;
  • O contrato de prestação de serviço entre o FazendaCheia e o Produtor Rural define papeis quais são os papeis e responsabilidades do produtor rural.




E se o Produtor Rural desistir do projeto ou ficar desmotivado?


Entendemos que “o olho do dono engorda o gado” e para garantir que o produtor esteja comprometido com o sucesso do projeto até o fim, criamos a modalidade de coprodução de gado. Nela, o produtor entra na sociedade como um dos investidores do projeto para que se sinta dono do rebanho e esteja sempre comprometido com a eficiência do negócio.


O produtor poderá sair do projeto ao final do ciclo produtivo de 2 anos mediante formalização antecipada. Se isso ocorrer, o FazendaCheia buscará por um novo produtor rural para conduzir o projeto.




Não poderei ficar no projeto até o fim, o que devo fazer?


Se isso acontecer, você deverá formalizar a intenção em sair da sociedade. Após a solicitação, daremos total apoio no processo de venda de sua quota, primeiro aos sócios do projeto e posteriormente aos interessados em nossa lista de espera. Caso a venda não seja realizada em 15 dias, você ainda poderá ofertar a sua quota a terceiros.

Após formalização da venda, faremos a alteração do contrato descontando apenas a taxa de administração para o novo investidor.

Após a entrada do investidor substituto, você resgata o capital investido (descontado a taxa de administração) para cuidar das suas prioridades e nós continuamos a executar o projeto conforme o planejado e sem impactos para os demais investidores.




A rentabilidade do FazendaCheia é livre de IR?


Sim, o rendimento do projeto é realizado a partir de distribuição de lucros, que por sua vez é livre de IR. Cada investidor receberá anualmente um informe de rendimentos contendo as informações de rentabilidade.





apoio

  • Facebook
  • LinkedIn
  • White Instagram Icon

Acate Sapiens Parque Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 - Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis - SC, 88054-700