4.5 técnicas para economizar


Todo mundo sabe que economizar dinheiro não é a tarefa mais fácil do mundo, principalmente para quem ganha pouco dinheiro, guardar uma parcela do salário se torna uma tarefa desafiadora.

Mesmo que sua renda não possua muitos dígitos, saiba que é possível economizar. Porém, para conseguir cumprir essa tarefa, é preciso fazer boas escolhas e dar prioridade ao que realmente importa. A seguir, vamos apresentar técnicas para você colocar em pratica ainda hoje.

  1. Regra dos 70-20-10

Essa é uma técnica bem simples, mas que funciona muito bem. Divida as suas despesas em 3 categorias e reserve seu dinheiro para cada uma delas:

  • 70% da renda para gastos essenciais (aluguel, agua, luz, internet, supermercado)

  • 20% da renda para investir em aplicações financeiras mais rentáveis (mesmo se o valor não der para fazer a aplicação no momento, vá reservando esse dinheiro até chegar ao valor da aplicação)

  • 10% da renda para gastar com o que gosta.

2. Cozinhe mais em casa e coma menos fora


Muitas vezes os gastos com a alimentação fora de casa pesa no orçamento. Sempre que possível faça sua própria comida, além de economizar você poderá promover melhorias em sua saúde alimentar.


3. Saiba utilizar o cartão de crédito ao seu favor


É comum ouvirmos falar que o cartão de crédito é um super vilão e que ele acaba saindo do controle, mas na realidade ele pode ser um grande aliado, alguma dicas de como utilizar:

  • Compre no crédito, mas evite o parcelamento, se não tem o valor disponível é simples: não compre.

  • Pague sua fatura em dia, não deixe passar a data para pagar juros, organize a agenda e reserve o dinheiro.

  • Faça um cadastro no programa de pontos, mesmo que você não faça viagens, os pontos gerados por utilizar o crédito se transformam em milhas áreas que podem ser vendidas, retornando assim, parte do seu dinheiro.

  • Busque bancos que não cobram anuidade ou taxas abusivas sobre o seu consumo. Olhe com carinho para os bancos digitais antes de abrir uma conta num banco tradicional.

4. Invista seu dinheiro


Mesmo ganhando pouco, é possível economizar dinheiro para investir em boas oportunidades. Entenda que tudo na verdade é um grande ´´empréstimo´´.


Quando você coloca sua reserva na poupança, você está emprestando aquele valor ao banco, porém o rendimento é baixo pela possibilidade de retirada a qualquer momento.


Em uma aplicação em CDB, você empresta o valor para uma instituição financeira e, em troca, ela lhe paga juros ao final do período combinado.


A mesma coisa em Renda Variável, você empresta o valor para uma empresa se tornando sócio, visando que a mesma, obtenha maiores resultados, cresça no mercado e valorize seus produtos, como sócio você participa tanto das vitorias quanto das perdas.


Em relação ao empréstimo, a questão que fica é: Você emprestaria o seu dinheiro para alguém que não conhece? Certamente não, nesse caso, busque investir apenas em modalidades que você conhece. Não se deixe levar pela promessa do milagre financeiro. Afinal, não existe almoço grátis


4.5 Seja um sócio do FazendaCheia


Empresas da economia compartilhada como o FazendaCheia, são excelentes alternativas de diversificação, pois oferta acesso simplificado a um dos maiores mercados do Brasil, a pecuária. Mais importante que ser regulada, uma boa empresa é aquela que oferece qualidade e visibilidade no serviço ofertado para os clientes,







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo