Começando 2022!
top of page
  • Caroline Hirasaka

Começando 2022!

Atualizado: 29 de jul. de 2022

O começo do ano é sempre uma ótima oportunidade para traçar metas e se desafiar ao máximo para obter o melhor resultado ao longo do ano, não é verdade?


Um dos desafios mais comuns entre os brasileiros se chama: Economizar! Sim, essa é uma realidade de muitos, algo impossível para uns e para outros, um hábito.

Para te auxiliar nesse começo de ciclo, iremos descrever de uma forma lógica e organizada alguns dos passos para obter sucesso nessa jornada, e acredite, visualizar é a melhor forma!



Um mind map é uma das opções para visualizar as ações estratégicas que devemos tomar para um único objetivo, economizar. Começando pelo: como e porquê, conseguimos evidenciar pontos críticos para a tomada de decisão;

  • Como: nesse caso só temos duas opções, poupar e planejar, e essa é uma das primeiras atividades a serem feitas para começar o ano. Optar por diminuir a ingestão de alimentos industrializados e refeições em restaurantes é uma boa opção para o seu bolso e a sua saúde, organize suas refeições semanais em casa, leve almoço ao trabalho, ações como essas irão facilitar a sua jornada. Utilizar o cartão de crédito de forma estratégica também é uma forma de economia, ao utilizar o programa de pontos do seu cartão você poderá convertê-los em milhas aéreas e posteriormente vender, ou seja, uma parte do dinheiro gasto retorna pra você!


  • Porquê: a resposta é única, futuro! Economizamos porque desejamos um futuro mais prospero e seguro, uma reserva financeira para passar por momentos de crise com certeza irá fazer você dormir melhor a noite, geralmente esse futuro será a sua aposentadoria, uma fonte de renda segura originada por aplicações financeiras de longo prazo poderão fornecer esse tipo de estabilidade ou o acúmulo de bens de alta liquidez para futuras negociações ou até mesmo a garantia do futuro educacional dos filhos.

Independente de qual for a forma e o porque, ser assertivo em relação ao seu futuro é imprescindível para uma vida longa e feliz.


E você, já possui o hábito de economizar ou vai começar agora ?


0 comentário
bottom of page