• carolhirasaka

Dicionário do investidor

Atualizado: Jul 8


Nós do FazendaCheia, queremos levar você para além da rentabilidade, E por este motivo, criamos o dicionário do investidor para te ajudar a compreender alguns termos utilizados no universo dos investimentos. Vamos lá?



  • O que é Renda Fixa ? São investimentos que possuem regras de remuneração que são acordadas na hora aplicação. As regras estipulam tempo e a forma de pagamento no momento que você faz o aporte. Como o valor da @ (arroba) do boi varia de acordo com as cotações de mercado, o FazendaCheia não se encaixa como uma um exemplo de Renda Fixa, muito embora aplique garantias para proteger o capital do investidor.


  • O que são Commodities ? São materiais em estado bruto ou primário produzidos pela indústria de base. Compõe uma parte extremamente relevante na economia da indústria brasileira, principalmente no cenário de exportação. Como por exemplo a carne bovina.


  • O que é Volatilidade ? A volatilidade faz parte de um grupo de indicadores que são importantes para determinar o sucesso dos seus investimentos. Representa a intensidade e a frequência que acontecem as movimentações do valor de um determinado ativo, dentro de um período de tempo. No caso do boi, a volatilidade é considerada baixa, pois, por serem ativos reais, não estão expostos a especulação de mercado como outros ativos mobiliários.

  • Alta volatilidade: o valor do ativo varia muito em um determinado período de tempo;

  • Baixa volatilidade: o valor do ativo não sofre muita variação em um determinado período de tempo.


  • O que é Liquidez ? Nada mais do que, a facilidade de um ativo ser transformado em dinheiro sem perdas significativas em seu valor. Embora nada atrativo, a poupança é um investimento de alta liquidez, pois permite saque imediato do capital investido,


O que achou? Você sabia desses termos e o que eles significam ? Caso tenha ficado alguma duvida, nós mande uma mensagem ! Será um prazer te ajudar!








0 comentário