• carolhirasaka

Dicionário DO INVESTIDOR



Muito se fala sobre investimento, mas poucos falam em como investir e os fundamentos básicos para isso.

Sabemos que, a bolsa de valores é um ambiente de negociação no qual investidores podem comprar ou vender seus títulos emitidos por empresas, sejam elas com capitais públicos, mistos ou privados.

Mas o que significa as siglas nesse ambiente ? Vamos lá!



O que significa B3 ?

Brasil, Bolsa, Balcão. Atualmente supervisionada pela CVM (comissão de valores mobiliários) e se configura como uma sociedade de capital aberto.


Índice Bovespa:

É o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3, é formada pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses e com valor de mercado.


Taxa Selic:

Sistema Especial de Liquidação e Custodia para títulos federais. É a taxa básica de juros da economia , sendo o principal instrumento de politica monetária para controlar a inflação.


IPCA:

Índice de Preço ao Consumidor Amplo, tem como objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias.


IGP-M:

É popularmente chamado de ''inflação do aluguel''. Esse apelido foi dado porque o reajuste anual dos contratos de aluguel geralmente tem o IGPM como base. Seu calculo é baseado em diversos indicadores:

IPA-M: Índice de preços de Atacado

IPC-M: Índice de preços do Consumidor

INCC-M: Índice nacional do custo da Construção


Interessante né? Esse conjunto de siglas tem uma importância enorme na hora de investir. Saber como o mercado funciona e como ele é medido torna a negociação ainda mais segura.

#alemdarentabilidade #educaçãofinanceira #investindonofuturo

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo