O Equilíbrio de mercado




Na teoria econômica, a oferta significa a quantidade de um bem ou serviço que os produtores estimam disponibilizar no mercado. Quanto maior for o nível de preços, maior será a intenção na oferta dos produtos, uma vez que o intuito é sempre de aumentar a rentabilidade.


A lei da oferta e demanda, busca explicar como funciona um mercado: o que determina o preço é a quantidade.


O preço de uma mercadoria especifica é regulado pela proporção entre a quantidade que é efetivamente colocada a mercado e a demanda daqueles que estão dispostos a pagar o preço natural da mercadoria, ou seja, o valor total da renda fundiária, do trabalho e do lucro que devem ser pagos para leva-la ao mercado.


São múltiplos os fatores que podem influenciar na demanda e na oferta do mercado, como o poder aquisitivo da população, implementação de um imposto, o fator clima, custos de produção, tecnologia, insumos, entre outros.


Lei da demanda:


A lei diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar, da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado.

Sendo assim, a curva da procura/demanda representada graficamente é uma curva negativa, ou seja, decrescente.


Lei da oferta:


A lei explica que, quanto maior for o preço de determinado produto, mais os vendedores estarão dispostos a vender seu produto, pois assim irão obter mais lucros, da mesma forma que, quanto menor for o preço de determinado produto, menos vendedores estarão dispostos a vender seu produto.

Sendo assim, a curva da oferta representada graficamente é uma curva positiva, ou seja, crescente.


Portanto, equilíbrio é uma situação na qual o preço atingiu o nível em que a quantidade ofertada é igual a quantidade demandada. Assim, em teoria, o próprio mercado, naturalmente, tende a estabilizar os preços dos produtos por causa da lei da oferta e demanda.


O ponto do gráfico onde a curva da oferta e a curva da procura se cruzam é chamado de ponto de equilíbrio. Ele indica o preço que o produto precisa ter para que sua oferta no mercado seja igual à sua procura.


Você sabia que existi um equilíbrio de mercado ?