top of page
  • Caroline Hirasaka

O Mercado Secundário e a Liquidez dos Ativos no Agronegócio: Maior Segurança para os Investidores

Atualizado: 27 de jul. de 2023


As oportunidades de investimento no mercado nacional estão a cada dia mais acessíveis, em especial , para o agronegócio, que vem se tornando cada vez mais visado pela sua resiliência em momentos difíceis e alta demanda no mercado internacional. Fator que contribui para o surgimento de plataformas de investimento participatico como o FazendaCheia, que vem a mercado para contribuir com a democratização do acesso a economia real do agronegócio, seja para encher fazendas de gado, floresta ou usinas de geração de energia fotovoltaica.


Neste artigo, será explorado como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) se relaciona com o mercado secundário, e como a resolução CVM/88 que versa sobre plataformas de investimento participativo e a criação de um ambiente análogo ao mercado secundário que possibilita o aumento da liquidez dos ativos ofertados por plataformas como o FazendaCheia.

O Mercado Secundário e a CVM

A CVM, criada pela Lei nº 6.385/76, é a entidade responsável por regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários no Brasil. O mercado secundário, por sua vez, é um segmento onde ocorre a negociação de valores mobiliários previamente emitidos, permitindo que investidores comprem e vendam títulos entre si, sem a participação direta das empresas emissoras. Isso proporciona uma maior dinamicidade e liquidez ao mercado, além de ser uma excelente oportunidade para aqueles que buscam diversificar sua carteira de investimentos.

Plataforma de Crowdfunding

Com base no entendimento de que a liquidez de um ativo é um fator determinante na hora de investir e que as plataformas de crowdfunding precisam conter mecanismos de transferência de cotas de ativos entre investidores, a resolução CVM/88 abordou a questão de forma a permitir a criação de um ambiente análogo ao mercado secundário, conforme recorte abaixo:


(i) garantir que sejam aplicadas ao comprador todas as restrições e condições aplicáveis ao adquirente do valor mobiliário;
(ii) adotar as medidas necessárias para a transferência de titularidade do valor mobiliário objeto da transação, devendo certificar que a entrega do valor mobiliário somente ocorra após o envio do valor negociado com o comprador;
(iii) disponibilizar, no primeiro dia útil de cada mês, para os investidores ativos, histórico atualizado de volume e preço das transações realizadas para cada emissor, enquanto a plataforma estiver atuando como intermediadora de transações subsequentes de seus valores mobiliários.

Importância da Liquidez para os Investidores

A liquidez é um dos fatores essenciais para os investidores, pois diz respeito à facilidade de converter um ativo em dinheiro. Com o mercado secundário, os investidores têm a possibilidade de negociar seus títulos a qualquer momento, aumentando a segurança e flexibilidade das suas aplicações. Desta forma, a implementação de um ambiente análogo ao mercado secundário possibilita aos investidores do FazendaCheia, a liquidçaõ dos seus ativos com maior agilidade e menor risco, uma vez que a plataforma é responsável pela criação de um ambiente digital seguro.

Vantagens de um uma plataforma de investimento com ambiente de liquidação

Ao aplicar em projetos do agronegócio através de uma plataforma de crowdfunding com possibilidade de liquidação dos seus ativos, os investidores obtêm vantagens significativas como:

  • Liquidez Aumentada: A liquidação e processo de transferência do ativo tornam a operação facilitada.

  • Diversificação: Com maior liquidez, os investidores têm mais liberdade para diversificar suas carteiras, equilibrando os riscos e maximizando as oportunidades.

  • Transparência: A resolução CVM/88 assegura que as informações fornecidas pelas empresas sejam transparentes e confiáveis, facilitando a tomada de decisão dos investidores.

  • Segurança Adicional: A possibilidade de compra ou venda de ativos traz segurança extra ao investidor, permitindo ajustar sua posição conforme o cenário econômico.


Dentro do ambiente FazendaCheia, ao correlacionar as oportunidades do mercado secundário com as possibilidades de investimento no agronegócio, os investidores têm acesso a uma forma dinâmica e segura de participar do crescimento sustentável do setor e ir além da rentabilidade ao acelerar o desenvolvimento de empreendimentos rurais em todo o Brasil.

Disclaimer: Este artigo é apenas a título informativo e não constitui aconselhamento financeiro. Os investimentos em valores mobiliários envolvem riscos e é importante buscar orientação de profissionais qualificados antes de tomar qualquer decisão de investimento.

0 comentário

Comments


bottom of page