• carolhirasaka

O que o investidor tem a aprender com o "bambu"


O bambu é considerado a planta mais resili ente do mundo. Pois independente das adversidades que sofre durante a vida, consegue se sobressair de forma exemplar e com maior vigor.


Em analogia ao universo dos investimentos, acreditamos que as características do Bambu têm muito a nos dizer sobre como construir algo realmente duradouro.



Flexibilidade


Diante de ventos fortes, em vez de se manter firme e rígido, o Bambu apenas aceita a intempérie, se curvando com sua leveza e flexibilidade ao sabor do vento.


Você luta contra as adversidades e chega a perder noites de sono ou se adequa ao novo cenário buscando alternativas diferentes de investimento?


Comunidade


O Bambu se desenvolve em comunidade, a menos que seja uma planta recente, você jamais encontrará um bambu na fase “adulta” solitário em meio a outras plantas. Para driblar as intempéries, é preciso trabalhar em conjunto. E isso vale também para investimentos.


Você se relaciona com outros investidores ou comunidades visando debater as alternativas e criar um senso de desenvolvimento em cooperação?


Paciência


O bambu demora de 5 a 8 anos para iniciar seu crescimento (tronco, galhos e folhas). Entretanto, nesse período, sua raiz cresce e se prepara para após os 5 anos, aguentar firmemente o crescimento acelerado de sua parte superior.


O seu foco está no alicerce da construção ou no resultado que almeja? Sabemos que ambos são importantes, mas sem uma fundação sólida o resultado também fica limitado, em especial, nos momentos de dificuldade.


Adaptabilidade


Em lugares com temperatura negativa, o bambu passa carregado de neve durante toda a estação. Após isso, retoma a sua imponência, sempre se desenvolvendo tanto na vertical (tamanho) quanto na horizontal (espessura).


Você atualiza as suas estratégias com frequência? Está sempre de olho em formas diferentes e complementares ao seu perfil de investidor?


Essência


O bambu é muito forte, mesmo aparentando fragilidade e sendo um material, em sua maioria, oco, possui vários nós ao longo do caule que dão a sustentação necessária para o crescimento.


O melhor investimento, é aquele que nós entendemos profundamente sobre ele. Você toma as suas decisões de investimento com base na sua visão de mercado ou baseado em palpite de terceiro?


Simplicidade


O bambu não possui galhos grandes, frondosos e espessos. Seus galhos pequenos e cautelosos são suficientes para que ele se desenvolva nas alturas. O foco está naquilo que é mais importante, a estrutura.



No mundo dos investimentos, é comum desejarmos retornos exorbitantes no curto prazo, mas as características apresentadas pelo Bambu ofertam uma expectativa de crescimento diferente, focada na flexibilidade, comunidade, paciência, adaptabilidade, essência e simplicidade.


Gostou da nossa publicação? Deixe o seu comentário.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo