Os desafios da sustentabilidade para quem produz




A partir dos Millennials e geração Z, o tema sustentabilidade tem ganhado força e demandado ao mercado (empresas) a adequação dos seus produtos e serviços a práticas sustentáveis, que gerem impacto sociais e ambientais positivos.


Com base nesta demanda emergente e crescente destes "consumidores do futuro", estima-se que até 2025, cerca de 75% do mercado de trabalho será composto por essas gerações que:


1) ao escolherem um trabalho, priorizam o propósito ao invés da remuneração;

2) ao investirem, optam por companhias que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores ao invés de apenas rentabilidade;

3) ao consumirem, escolhem produtos e serviços que tenham menor impacto socioambiental em vez apenas o custo benefício financeiro.


As mudanças de leis e regulamentações também têm acelerado o processo de adequação voltados a sustentabilidade. Com todas essas novas tendências e filtros do mercado, as empresas vêm buscando se adaptar, buscando meios e estratégias para se manterem interessantes a esse novo público consumidor.


ESG é o termo utilizado por empresas que buscam se adequar as novas exigências do mercado, no que se refere a práticas com critérios fundamentados na sustentabilidade. A tradução da sigla é Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance) e sua derivação é embasada no Desenvolvimento Sustentável.

Nós do FazendaCheia priorizamos o crescimento dos nossos negócios de mãos dadas com a melhoria social e a preservação ambiental e por isso, elencamos 3 pontos mais 1 especial para que você entenda o que estamos fazendo e o que ainda estamos por fazer para ser uma empresa referência em sustentabilidade.


  • Levamos conhecimento, métodos e práticas aos nossos produtores parceiros, visando ganho de eficiência e redução dos impactos ambientais;


  • Aplicamos o conceito de economia compartilhada, que consiste em levar os recursos de quem se conecta com o nosso negócio para dentro das propriedades rurais de forma a utilizar uma terra com capacidade ociosa para gerar valor a todas as partes. Produtores que por algum motivo estavam fadados a trocar "6" por "meia dúzia" agora podem acelerar o seu empreendimento rural em parceria com pessoas que vivem na cidade e desejam acessar este mercado;


  • Visibilidade, Transparência e Acessibilidade é o que torna o FazendaCheia o Uber da pecuária. Nós ofertamos visibilidade a nível de rebanho para que você saiba o que acontece nos bastidores das mais de 20 fazendas onde o seu rebanho estiver presente. Em breve, realizar uma parceria produtiva será tão simples e segura quanto uma corrida de Uber.


  • E se você pudesse investir em um projeto que inclui ações de reflorestamento na propriedade do projeto? Em breve teremos novidades que vão muito, muito muito além da rentabilidade. Aguarde!


Suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações faz parte da nossa missão. Vamos ir além da rentabilidade juntos?