Porque a pecuária é tão inacessível?
top of page
  • Caroline Hirasaka

Porque a pecuária é tão inacessível?


Quem nunca ouviu essa frase enquanto passava por uma zona rural? É meus amigos, quem tem grana é quem tem boi, dizia meu avô.


Ao passar pela cerca e olhar todo aquele rebanho, os olhos dele brilhavam, como uma maquina registradora, tentava calcular quanto dinheiro investido estava ali, vagando pelo pasto.

Acredito que, um dos grandes sonhos daquele senhor era sentir aquela sensação, de ter o que ele julgava ser o ápice da fortuna de um homem, terras e rebanhos. Mas, um sonho completamente impossível e distante pra ele, que morava na cidade, trabalhava em sua empresa e não possuía nem um pedacinho de terra pra chamar de seu.


A pecuária, altamente lucrativa e rentável (para quem faz uma boa gestão), sempre foi um sonho distante dos brasileiros, que apesar de, em algum momento da vida se conectar com o campo e rotineiramente se imaginar inserido dentro deste setor, nunca ouviu falar dessa possibilidade.


Mas, porque a pecuária passou a ser algo tão inacessível? Acredito que você já saiba a resposta, além do alto custo para se obter uma terra, gastos com estrutura, pastos, cercas e outra infinidade de itens que precisa se ter em uma fazenda, não teria logística para se morar na cidade e ter empreendimentos no campo. Como o rebanho ficaria seguro? A quem poderíamos confiar tanto dinheiro vagando pelo pasto? E a habilidade de manejo? Certamente, meu avô desistia da possibilidade no primeiro questionamento.


Felizmente, com o avanço da tecnologia, hoje podemos dizer que esse sonho, anos atrás tão distante, passou a ser um dos grandes empreendimentos do momento, produzir gado mesmo sem ter fazenda. E como isso se tornou possível? Através de empresas como a nossa, que utiliza a economia compartilhada para conectar pessoas do campo com as da cidade, atrelar de forma segura e eficiente, uma causa social que por consequência possui uma rentabilidade interessante para ambos os lados.


Hoje, você pode ter algo em torno de 200 animais a pasto pelo Brasil, sem ter nenhuma propriedade rural ou competências na lida diária do campo. Pode ser o rei do gado morando em um apartamento e atuando profissionalmente em outras áreas.

O meu avô, seu Malachias não está mais entre nós para realizar esse sonho, assim como outros milhares de brasileiros que sentiam esse ´´aroma´´ da fortuna. Sem dúvidas, seria emocionante apresentar a ele essa inovação, dizer que não é mais tão distante assim.


Realizar sonhos, tornar possível o que era impossível, impactar pessoas e vidas para um bem comum é a única forma de ir além da rentabilidade.





0 comentário
bottom of page