Como calcular o valor do seu rebanho em arroba
top of page

Como calcular o valor do seu rebanho em arroba


Se você está interessado no mercado pecuário, o significado e valor do arroba certamente foi umas das primeiras perguntas que lhe surgiu na cabeça, estou certo?


Em caso positivo, fez muito bem em se questionar, pois, é a partir da unidade de medida em arroba que o mercado se regula em valor e peso.


Vamos descobrir o que é e como calcular o arroba do boi?


Antes do cálculo, vamos as definições basilares:


Peso vivo: O peso vivo é obtido a partir da pesagem do animal vivo. Ou seja, tudo que o animal carrega consigo será contabilizado (comida, chifres, fezes e etc...);


@ (arroba do boi): A @ é uma unidade de medida e equivale a 14,68Kg, mas geralmente é arredondado para 15kg de “peso morto”;


Rendimento de carcaça: O rendimento de carcaça varia de acordo com a genética, raça e sistema de produção. Em linhas gerais, podemos dizer que o rendimento gira entre 50% e 65% do peso do animal. Por convenção, cada produtor faz a sua projeção de rendimento de acordo com o seu histórico produtivo.


Peso morto: É o peso do animal descontando a carcaça (ossos, couro, chifre etc.) que de forma convencional e para estimativas a partir do peso vivo, equivale a 50% do peso do animal vivo.


Como calcular o peso em arroba (@).

Dado um boi de 450Kg de peso vivo, com o rendimento de carcaça de 50%, temos:

450 X 50% dividido por 15 = 15 @ arrobas

Sabendo que o seu boi tem 15@ arrobas, basta agora multiplicar pelo valor da cotação do @ arroba do boi no dia.


Embora a cotação base de precificação seja a @ do boi do Estado de São Paulo, cada região produtiva possui as suas variações.


Considerando o valor do @ em R$ 330,00 a vista, o seu boi possui o valor de R$4.950,00.


Agora que você já sabe o valor e como calcular a arroba do boi, que tal descobrir quais são os sistemas de produção existentes na pecuária?







0 comentário
bottom of page