top of page
Add to Cart
  • Writer's pictureCaroline Hirasaka

Custo de produção - VPB


Quando se fala em custo econômico da atividade agropecuária, logo pensamos em lucros, produção, margem bruta, balanço patrimonial e uma variada gama de análises relacionadas aos aspectos financeiros.

As referencias bibliográficas que tratam dos aspectos econômicos dos negócios agropecuários utilizam a receita obtida na atividade para extrair análises com a seguinte formula:

Margem Bruta = Receita Bruta - Desembolso

Lucro = Receita Bruta - Custo Total

Lucratividade = (Total de receitas - Custo total) x 100 / Total de receitas


Já a pecuária de corte possui características peculiares que devem ser observadas. O ciclo produtivo é indefinido, podendo variar de extremamente curto no super precoce a longo no tradicional. O boi não pode ser administrado economicamente como um item de estoque devido às suas transformações biológicas. A mudança de era e os ganhos de peso são transformações positivas que devem ser computadas como receitas não embolsadas. As perdas de peso juntamente com as perdas por morte são consideradas uma transformação negativa. Por se tratarem de receitas, mesmo que negativas, devem ser computadas economicamente, independente da receita financeira.


Os custos totais e os desembolsos são utilizados para desenvolver todo o sistema de produção. Se utilizarmos somente a receita nas análises, estaremos penalizando os animais abatidos a custearem o aumento de era e de peso daqueles que não atingirem, dentro do período de análise, as condições de venda.


Para se obter o Valor Bruto da Produção (V.B.P.) temos que calcular, primeiramente, a produção obtida em Kg ou @. Para isso precisamos monitorar o inventário de bovinos, a cada período estipulado, através de pesagens.


Produção = (Peso Final – Peso Inicial) + (Vendas + Mortes) – Compras


O passo seguinte é obter a média de venda do kg ou @ ao longo do período a ser analisado. Somam-se as quantidades vendidas pelos preços de cada venda e divide-se pelo total vendido no período. Assim teremos o preço médio de venda. Para chegarmos ao V.B.P. é só multiplicar a produção pelo preço médio.


V.B.P. = Produção x Preço Médio


Substituindo a receita bruta pelo V.B.P. nas fórmulas econômicas teremos dados corretos para serem analisados. Caso contrário pode-se ter alta lucratividade através da ineficiência produtiva mascarada pela diminuição do rebanho via venda ou abate sem reposição.








Comentários


bottom of page