top of page
  • Caroline Hirasaka

O potencial da economia compartilhada na transformação da vida das pessoas

Atualizado: 15 de ago. de 2022


Economia compartilhada é um modelo econômico estruturado de acordo com as novas tendências de consumo colaborativo e as chamadas atividades de compartilhamento, como o aluguel de bens.


Que atire a primeira pedra quem nunca pediu um Uber ou um 99 Essas duas empresas são líderes no mercado de transporte colaborativo no Brasil.


Seguindo esse belo exemplo de economia compartilhada, no Uber ou 99, você faz do seu carro um meio de transporte de passageiros, facilitando a vida de quem precisa de um deslocamento urbano rápido e, ao mesmo tempo, garantindo uma renda extra para você que antes mantinha o carro na garagem durante a maior parte do tempo e hoje pode utilizar para ofertar este tipo de serviço. No final, além do ganho de eficiência com a reutilização de um recurso ocioso, ambas as partes saem ganhando neste modelo.


No nosso caso, pode-se dizer que somos o ´´Uber da pecuária´´, pois promovemos a economia compartilhada entre produtores rurais com capacidade produtiva ociosa e pessoas que moram na cidade e não tem fazenda.


Nesta junção, melhoramos a vida de pequenos e médios produtores rurais ao encher suas fazendas com tecnologia e acompanhamento especializado e tornamos a produção de gado seguro e acessível para quem deseja acessar este mercado mas não tem fazenda.


Com a dinâmica da economia compartilhada, aos poucos, o mercado se torna democratizado, pessoas que antes não conseguiam operar em qualquer um dos lados, agora passam a desenvolver um novo código de cooperação, padrão de atendimento e por fim, um mercado mais igualitário e competitivo.


Agora que você sabe do potencial transformador ofertado pela economia compartilhada, vamos ir além da rentabilidade e apoiar pequenos e médios produtores rurais pelo Brasil? Além de produzir com quem precisa, você contribui diretamente para a produção mundial de alimentos.

Você possui uma experiência interessante com o uso de plataformas de economia compartilhada para compartilhar? Deixe seu comentário e conte para nós suas experiências, percepções e histórias de uso desses serviços!








Komentáře


bottom of page