top of page
  • Valder Zacarkim

Existe sustentabilidade na pecuária?




Quantas vezes, só esse ano, você viu alguma notícia falando sobre sustentabilidade? Não é de hoje que o assunto sustentabilidade está em alta na mídia brasileira e internacional, certo?


No Brasil, falar sobre a produção sustentável na pecuária se popularizou após o setor ter sido associado ao avanço do desmatamento da Amazônia e às emissões de gases que contribuem para o aquecimento global. Vale ponderar que não é o nosso objetivo pontuar sobre a veracidade ou tamanho destes impactos, haja visto que o tema tem se tornado nebuloso devido a exploração do mesmo como instrumento de poder político e econômico.


A única verdade indubitável em torno deste tema é que sustentabilidade não é mais algo secundário, que possa ser deixado para depois. E este ganho de consciência sobre a importância da sustentabilidade gera uma corrida por investimentos e a busca de melhores práticas, inclusive na pecuária, setor que vem investindo sistematicamente em estudos e pesquisas para o desenvolvimento de sistemas de produção mais sustentáveis.


Mas... Por que investir tempo e dinheiro na pecuária sustentável?


Investir em produção sustentável é o completo oposto do popular pensamento de ser algo complexo e com alta demanda por investimentos. Na prática, a pecuária sustentável pode ser iniciada com a aplicação das boas práticas agropecuárias combinadas as práticas de sustentabilidade que evitam desperdícios, aproveitam melhor a água e o solo, reduzem consumo de energia elétrica e como consequência, aumentam a produtividade por hectare.


A implantação de boas práticas contribui para que o negócio do produtor passe a ser mais bem-visto pelo mercado. Pois além de agregar valor de forma substancial, não somente para o meio ambiente, mas para a qualidade de vida humana e bem-estar animal, possibilita melhores retornos financeiros.


Como exemplo, o código Florestal já exige do produtor rural a reservar parte da área para conservação da mata nativa. Então, por que não utilizar a biodiversidade a favor de um sistema produtivo mais sustentável?


Em alinhamento as premissas de sustentabilidade e visando garantir que nossos produtores estejam em acordo com as normas ambientais, em parceria com a Agrotools, nós do FazendaCheia realizamos análises socioambientais periódicas dos nossos produtores parceiros visando verificar variáveis como: Trabalho Escravo, Embargos (IBAMA, ICMBio, SEMA), PRODES, Quilombolas - INCRA, Terra Indígena, Unidade de Conservação - APA, Unidade de Conservação e Assentamentos.


A resposta para esta pergunta é "SIM", existe sustentabilidade na pecuária e nós do FazendaCheia empregamos tecnologia para contribuir com a pavimentação da produção sustentável na pecuária brasileira.






0 comentário

Commenti


bottom of page