top of page
Add to Cart
  • Writer's pictureValder Zacarkim

Os 3 pilares para se ter bons resultados

A qualidade de vida animal tem ganhado os palcos da pecuária, os bons produtores já entendem o que realmente é preciso fazer para se obter excelentes resultados.

Assim como nós, seres humanos, para atingir uma alta performance é necessário investir em um planejamento alimentar de qualidade e ter uma boa disciplina para chegar aos melhores resultados, o que não é diferente na criação de bovinos.


Um touro, meu amigo, não é barato! Começamos já com essa informação para que você tenha uma ideia de valores, que chegam a ser em média R$18.000 por animal, variando raça, genética e origem.


Mas acredite, se o pecuarista errar os cálculos na hora da formulação do planejamento alimentar e não colocar a quantidade mínima de fibra efetiva, cálcio, fósforo e os micronutrientes necessários, aumentam-se as chances do desenvolvimento de raquitismo em animais jovens, osteomalácia em animais adultos e até mesmo a acidose ruminal que poderá levar o animal a morte. Ou seja, uma suplementação desbalanceada pode facilmente derrubar um touro.


Seja em confinamento ou no modelo extensivo, os pecuaristas tem buscado estratégias aliadas a tecnologia para aumentar os padrões de criação e consequentemente a produtividade da sua propriedade rural.


Portanto, se você é pecuarista e ainda não fez um planejamento alimentar, fique atento ao seguintes sintomas de deficiência de fósforo, que são:

  • Anorexia (redução do apetite);

  • Depravação do apetite: o animal come ossos, madeira, terra e outros materiais;

  • Baixos índices de fertilidade;

  • Redução dos índices produtivos, como produção de leite, ganho de peso e conversão alimentar;

E se você é uma pessoa que deseja ter rebanho mesmo sem ter fazenda, o que agora é possível, busque informações sobre a forma de manejo do pecuarista responsável pelos animais, e sempre que possível, visite a propriedade rural do seu rebanho. O conhecimento dos processos e de como o produtor opera o seu rebanho são pontos chaves para o sucesso do empreendimento e para a identificação de distorções nos aspectos biológicos, de manejo e exploração econômica.





Comments


bottom of page