top of page
Add to Cart
  • Writer's pictureCaroline Hirasaka

Produção pecuária - um mercado poderoso

Produtor e Investidor. Um quer comprar o ativo e o outro quer operar. As duas pontas ganham.


De um lado, o investidor. De outro, a pessoa que tem uma fazenda para operar, não tem rebanho para produzir e pode esperar por anos e anos por isso, como costuma acontecer, devido a dificuldade em acessar o crédito e as burocracias envolvidas nesse processo. Ambos foram um mercado poderoso. Os pecuaristas estão dentro da classe dos ativos alternativos e chamam a atenção dos investidores que já têm suas reservas e possuem um montante sobrando.

O investimento em gado é para quem tem conexão e um forte apetite por estar envolvido nesse setor de produção, mas, para isso o investidor deve estar atento a alguns detalhes:

  • É levado em conta, por exemplo, o tempo que pode demorar para receber o dinheiro que varia de acordo com o ciclo produtivo.

A vantagem é que o investidor pode esperar. E a espera vale a pena. Ele compra um ativo que se valoriza com o tempo, ganha peso e se reproduz, e com isso, pode ter um bom ganho ao final do ciclo. E isso se reflete nos números.

Em média, o percentual que o investidor oferece ao dono da propriedade rural é de 60% sobre o lucro da operação. Ou seja, além de obter o rebanho sem empréstimos e juros alto, se o produtor operar o rebanho de forma excepcional, ele receberá até 80% a mais, do que se arrendasse suas terras para o vizinho. E com certeza, esse é um excelente negocio para ambas as partes.

  • A duração de uma proposta elaborada para um empreendimento pecuário no modelo de investimento coletivo varia de região para região. E também é preciso levar em conta que toda a jornada dure até os seus 45 dias, após a primeira visita a propriedade em questão.

O que torna a operação na propriedade visível , é a associação com meios de tecnologia para dar suporte ao investidor, mostrando via app, aonde e como está o seu rebanho. E com isso, há uma redução nos custos pelo manejo do rebanho dando assim uma maior margem de lucro para esse tipo de produção em parceria.


  • Quanto maior for o volume financeiro captado, melhor para o investidor, já que os empreendimentos pecuários são abertos no melhor momento para a compra do rebanho, a baixa do ciclo pecuário.

Vamos seguir o exemplo do ciclo pecuário, que tem um ciclo de 8 fases. O investidor comprará o rebanho na fase de retenção das matrizes. E, digamos, vai esperar cerca de 12 meses para a venda. Se isso acontecer, o ganho será no ciclo de alta no preço dos bezerros, podendo chegar a um ganho de até 19,4% aa, sendo cerca de 1,6% ao mês. Porém, se perder a entrada de ciclo o prazo poderá se estender para 15 meses é o índice poderá oscilar.

Tudo isso é calculado para que o investidor e o produtor não perca.


E você, já investe nesse tipo de ativo? Conta pra gente.


Quer saber mais sobre a tecnologia de monitoramento do FAZENDACHEIA:

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=EF5txENJwjs


Commentaires


bottom of page