top of page
  • Caroline Hirasaka

Por que investir em commodities?

Atualizado: 25 de abr. de 2023

Investir em commodities pode trazer três principais benefícios aos seus portfólios: proteção contra inflação, diversificação e potencial de retorno.

Explicamos sobre cada um deles logo abaixo.

Caso você não se recorde o que, de fato, são as commodities, basta clicar aqui!

Proteção contra inflação

As commodities são consideradas uma excelente forma de proteção, ou hedge, contra os efeitos negativos da inflação. Ao contrário de outros ativos, o seu valor tende a aumentar durante os períodos inflacionários.


À medida que a demanda por commodities aumenta durante a inflação, o mesmo acontece com seu valor. É por isso que as pessoas que investem nesse tipo de ativo podem potencialmente ganhar dinheiro, mesmo que o valor geral da moeda tenha caído.


Diversificação do portfólio

A diversificação do portfólio significa reduzir os riscos e distribuir os investimentos em vários tipos de ativos diferentes. As commodities têm um desempenho diferente das ações, moedas fiduciárias e criptomoedas.


Essa diferença pode ser percebida, inclusive, durante o aumento da inflação. Nesse período, os investimentos em commodities geralmente não são afetados, mesmo que o valor das moedas fiduciárias caia. Por isso, adicionar commodities ao seu portfólio pode ser considerada uma maneira inteligente de diversificar.


Potencial de retorno

Além da possibilidade de diversificar o portfólio, investir em commodities também oferece maior potencial de retorno. Embora esses ativos estejam sujeitos a flutuações no mercado por meio das taxas de câmbio, taxas de juros e economia global, a sua demanda ainda é forte.


Isso tem um impacto geral positivo nas ações de empresas que lidam especificamente com commodities, assim como nos retornos para os investidores.


Riscos de investir em commodities

A volatilidade das commodities pode ser uma oportunidade, mas também um grande risco. Isso porque essas variações podem deixar o seu portfólio exposto a oscilações de preço e a diminuição da rentabilidade.


Além disso, os preços das commodities também são afetados pelas condições climáticas em todo o mundo. Portanto, se o mau tempo afetar as condições de crescimento de alguma matéria-prima, a oferta fica comprometida e os preços podem aumentar.


Por fim, investir em commodities geralmente significa que você tem uma grande exposição ao preço de um único ativo, como petróleo ou ouro. Apesar de existirem maneiras de diversificar um pouco essa exposição, o seu portfólio não estará completamente protegido, ainda mais se o preço das commodities cair.


Saber o que são e como investir em commodities permite que você tenha uma nova alternativa de investimento dentro do mercado financeiro. No entanto, é importante lembrar que esses ativos não são necessariamente mais seguros do que outros e também podem sofrer flutuações de preços, assim como ações e títulos.


Por isso, antes de investir em commodities, pesquise quais são as melhores opções e planeje como serão feitas as aplicações. Dessa forma, você consegue não só minimizar os riscos, como também explorar a rentabilidade de cada ativo.


De qualquer forma, recomendamos a busca por especialistas do mercado, que podem ajudar você a construir um portfólio de investimentos conforme o seu perfil e objetivos.


Gostaria de entender melhor esse mercado? Disponibilizamos um e-book gratuito sobre: Como começar a investir no agronegócio brasileiro, e se esse, é o investimento ideal para você!








0 comentário

Comments


bottom of page