top of page
  • Valder Zacarkim

Como selecionamos o produtor rural: Etapa de Originação

Atualizado: 24 de ago. de 2023

Ofertar uma alternativa de investimento em gado começa muito antes da captação dos recursos. Ao todo, nós aqui do FazendaCheia dividimos este processo em 4 etapas (Originação, Estruturação, Captação e Operação). Contudo, até que se chegue na 3° etapa (captação de recursos), o produtor precisa ter passado por um rigoroso processo de qualificação dentro das primeiras 2 etapas: Originação e Estruturação


Visando dar foco aos detalhes de cada etapa, nesta publicação, abordaremos apenas a etapa de originação. Vamos lá?

Nesta etapa, inicia-se uma conversa com o produtor rural, visando entender seus objetivos e os motivadores. Neste momento, além de entender as características do produtor, propriedade e da região produtiva em que está inserido, buscamos tornar claro o que ele obterá ao ofertar o seu projeto junto ao FazendaCheia, bem como alinhar a importância de um trabalho de longo prazo 100% apoiado por tecnologia para operação remota de fazenda.


Este alinhamento é muito importante, pois é crucial que o produtor entenda que não se trata apenas de levantar recursos para investir, mas sim de um plano de eficiência produtiva e expansão acelerada do empreendimento pecuário via investimento participativo com investidores que desejam acessar este mercado.


Se a busca do produtor rural se limitar apenas a obtenção de recursos sem o compromisso de adesão tecnológica e um plano de gestão e acompanhamento estratégico, entendemos que o FazendaCheia não é para ele e que talvez faça mais sentido a busca de crédito bancário tradicional.

Este posicionamento está diretamente alinhado com o nosso propósito de tornar este mercado confiável para quem investe e eficiênte para quem produz. Pois, se não pela adição de tecnologia e acompanhamento "pé no barro" especializado, como poderíamos tornar este modal de investimento atrativo aos nossos investidores e escalável aos nossos produtores?


Durante o processo de originação, as seguintes avaliações são realizadas sequencialmente:

  1. Avaliação dos objetivos do produtor rural;

  2. Avaliação da capacidade produtiva e da infraestrutura;

  3. Avaliação da competência técnica e histórico como produtor rural;

  4. Avaliação mercadológica da região produtiva no segmento que se deseja atuar;

  5. Avaliação socioambiental da propriedade rural via Satélite com mais de 40 indicadores de sustentabilidade;

  6. Avaliação da documentação da propriedade rural;

  7. Visita técnica a propriedade para confirmar as informações anteriores e identificar pontos de melhoria a serem considerados na estruturação da oferta;

  8. Proposta para aceleração do empreendimento rural via investimento participativo.


Uma vez atingido o passo 8, inicia-se o processo de estruturação da oferta, tema que será abordado em nossa próxima publicação.


Gostaria de participar do processo de seleção de produtores rurais?






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page